28
Mar
Na quarta-feira, 27 de março, o meteorologista Arthur Müller, do Canal Rural, trouxe previsões importantes sobre o clima.
Destacando a interatividade com um telespectador de Itiquira, Mato Grosso, Müller apontou uma tendência de chuvas para os próximos dias, com acumulados em torno de 150 a 170 mm até a primeira semana de abril.
Essas chuvas contribuem para a umidade do solo, favorecendo os cultivos e aliviando o calor na região, onde as máximas oscilam entre 29°C e 30°C, podendo chegar a 34°C.
Principais pontos do prognóstico
Tendências para o próximo período
Olhando para o início de abril, Müller apontou uma situação preocupante em Mato Grosso do Sul, onde praticamente não chove na primeira semana do mês.
Enquanto isso, chuvas se concentram em Goiás e Mato Grosso. Entre 6 e 10 de abril, a situação não muda muito, com chuvas continuando em Goiás e Mato Grosso, mas sem previsão de chuva para Mato Grosso do Sul.
Essas projeções indicam um cenário desafiador para os pecuaristas, com o solo se tornando mais ressecado e o retorno das temperaturas elevadas, causando estresse hídrico e térmico nas lavouras e no gado em confinamento.
Com essas informações, os produtores podem se preparar adequadamente para enfrentar as condições climáticas nos próximos dias e tomar as medidas necessárias para mitigar os impactos em suas atividades agropecuárias.
Fonte: Giro do Boi / Canal Rural (www.girodoboi.canalrural.com.br)